Qual o verdadeiro benefício da nuvem?


Mais tempo para focar no seu negócio !




Frequentemente me perguntam quais são os benefícios da computação em nuvem para uma empresa. Minha resposta é simples e direta: a maior vantagem é mais tempo para focar no seu negócio. A adoção da solução suporta a empresa com tecnologia de ponta, permitindo a você ou à sua equipe se concentrar nas demandas específicas da organização, que dependem das pessoas para serem implementadas. Quanto mais tempo se dedicar aos negócios, mais rápido a empresa evoluirá e se posicionará à frente da concorrência, afinal, o mundo é dos mais rápidos.

Gosto de comparar a computação em nuvem com uma terceirização. Sabemos que, para esse processo ser bem sucedido, devemos buscar uma empresa que tenha condições técnicas de prestar o serviço objeto com melhor qualidade e larga escala. Só é possível encontrar esse binômio em empresas especializadas em computação em nuvem, que têm soluções mais aderentes a cada tipo de demanda. E, por trabalharem em larga escala, colocam a fator comum um benefício econômico para quem contrata o serviço.

Vejo o papel da especialização cada vez mais determinante. No passado, por falta de opção, à medida que uma instituição crescia, criava-se um conjunto de empresas secundárias dentro da corporação, o que reduzia a velocidade de crescimento e o foco de cada divisão na sua atividade fim. Hoje, os negócios escaláveis se constroem horizontalmente, em camadas. A empresa moderna tem uma competência core, e um ecossistema de parceiros para completar sua oferta.

Mauricio Cascão, CEO da Mandic