SecOps é uma abordagem que une as operações de tecnologia da informação às de segurança para promover a integração dos processos empresariais voltados para a proteção de dados. Desse modo, aumenta a segurança e, ao mesmo tempo, agiliza o enfrentamento às ameaças.
Como resultado, a estratégia entrega diversos benefícios para as organizações, como mais eficiência operacional e menos erros, o que impacta diretamente na redução dos custos.
E aí, quer aprender como funciona o SecOps na prática e como adotar o conceito na sua empresa? Então continue a leitura, pois explicamos o que você precisa saber no artigo a seguir!
O que é SecOps?
O termo SecOps é a junção de dois outros da língua inglesa: Security, que significa segurança, e Operations, que quer dizer operações — Security Operations. Na prática, o conceito engloba todas as ações de segurança que visam impedir a invasão dos sistemas da empresa e/ou o vazamento de informações sensíveis.
Ou seja, o SecOps protege a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). Para tanto, a abordagem automatiza determinadas tarefas para garantir uma execução mais ágil e reduzir a incidência de erros humanos que deixam os sistemas mais vulneráveis.
Além disso, há o monitoramento constante das plataformas. Assim, os agentes de segurança identificam os incidentes imediatamente e agem com mais rapidez para resolvê-los, o que evita consequências mais graves para a companhia.
Como funciona o SecOps na prática?
No geral, o SecOps funciona por meio da colaboração dos times responsáveis pelo planejamento das ações de segurança da informação com os de TI. O objetivo é criar um centro integrado a fim de garantir a proteção de dados armazenados nos sistemas empresariais.
Para alcançar esse resultado, além da integração de sistemas de TI, a abordagem necessita de:
- automação de processos de segurança, como monitoramento das redes em busca de “ameaças”;
- registro e gestão de incidentes para criar um centro de aprendizagem a fim de aprender com os problemas;
- adoção de ferramentas como o SIEM — Security Information and Event Management (segurança da informação e gestão de incidentes, em português) para analisar a movimentação dos sistemas em tempo real; e
- controle de acesso com mecanismos avançados — como autenticação de múltiplos fatores — para impedir o acesso de pessoal sem autorização.
A segurança dos dados é um processo construído sobre alicerces que viabilizam as operações dos departamentos de TI. Confira quais são esses seis pilares, assim como sua importância e as vantagens de proteger seu negócio!
Quais os benefícios da implementação do SecOps para sua empresa?
1. Aumento da segurança
Agora que você sabe o que é SecOps, tenha em mente que um dos principais benefícios da abordagem é o aumento da segurança para as empresas. Isso porque a prática agiliza o processo de identificação de riscos.
Assim, a equipe encontra ameaças antes que elas acarretem problemas sérios, como vazamento de dados, e age rapidamente para eliminar o perigo.
2. Mais eficiência operacional
Outra vantagem é o aumento da eficiência operacional. Isso porque a integração entre as equipes ajuda na criação de fluxos de trabalho mais ágeis. Ademais, o compartilhamento de informações auxilia na tomada de decisões mais seguras.
Ao mesmo tempo, o SecOps é um grande aliado na hora de se adequar aos regulamentos de segurança da informação, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), porque facilita a adoção das práticas de segurança recomendadas.
3. Redução dos custos
Para finalizar, temos a redução dos custos operacionais derivada da diminuição dos riscos, como acessos indevidos, que podem causar prejuízos financeiros. Além disso, o SecOps automatiza tarefas, o que permite que os colaboradores produzam mais, já que focam em atividades mais estratégicas.
Como implementar uma estratégia de SecOps na sua empresa?
1. Mapeie seus processos de segurança da informação
O primeiro passo para implementar uma estratégia de SecOps é mapear seus processos de segurança da informação. Identifique quais práticas seu negócio emprega no momento, os protocolos para identificação de ameaças e proteção de dados e as equipes responsáveis.
Além de mapear, é interessante gerenciar seus processos de negócios para garantir o aumento da eficiência das suas ações. Veja como o Google ajuda você a aprimorar essa estratégia!
2. Defina seus objetivos de negócios
Em segundo lugar, defina seus objetivos. Pode ser evitar vazamento de informações, automatizar tarefas de TI ou aumentar a produtividade do setor de tecnologia. Lembre-se, apenas, de ser específico para não terminar com uma meta muito vaga e difícil de alcançar.
3. Crie uma cultura focada em integração e colaboração
Outra dica de ouro é criar uma cultura organizacional focada na integração entre equipes e no trabalho colaborativo. Para isso, agende reuniões com membros dos dois times e estabeleça metas conjuntas.
Em paralelo, integre seu setor de segurança das operações com as soluções em nuvem, como Google Cloud, Google Workspace, Zoho Workplace e Microsoft Office 365, para proteger sua equipe no ambiente virtual e facilitar a comunicação entre os departamentos.
Uma cultura integrada e colaborativa também foca em sempre manter o ambiente empresarial atualizado com as últimas tendências. Posto isso, descubra como adotar hábitos para inovação no seu negócio!
4. Invista em boas ferramentas
Invista em boas ferramentas de SecOps, como o SIEM — que já apresentamos — e o SOAR — Security Orchestration, Automation, and Response (orquestração e automação de segurança, em português).
Desse modo, você acompanha seus sistemas para responder às ameaças em tempo real e garantir a integridade das informações da sua empresa!
Para finalizar, uma dica extra: converse com um especialista em transformação digital, como a Safetec, para receber orientações sobre como adotar a abordagem no seu negócio do começo ao fim.
Nossos especialistas analisam sua organização para propor as melhores soluções, conforme suas necessidades reais. Assim, você garante acesso a um serviço personalizado e, portanto, mais efetivo.
Agende agora mesmo um bate-papo com um dos nossos consultores e veja como a Safetec pode ajudar você e seu negócio!