6 motivos para usar cloud computing na sua empresa

Hoje, mais do que nunca, a tecnologia é apontada como um fator determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer empreendimento. Isso acontece sobretudo porque as ferramentas oferecidas pela tecnologia da informação criaram um novo paradigma do ponto de vista da administração de empresas.

O gestor moderno passou a tomar decisões amparado por uma quantidade enorme de informações, processadas e armazenadas em frações de segundo. Um cenário que certamente seria inimaginável há 20 anos. Por isso, podemos afirmar sem exagero que as soluções informáticas têm sido vistas como um verdadeiro diferencial competitivo, em alguns casos, e até mesmo uma exigência do mercado, em outros.
Nesse contexto,  um termo que vem ganhando uma notoriedade cada vez maior no mercado é o cloud computing. Mas você sabe exatamente o que é e quais são suas vantagens? Descubra a seguir!

O que é cloud computing?

A computação na nuvem nada mais é do que a utilização de serviços que funcionam a partir da obtenção de informações armazenadas em servidores conectados à internet, e não na máquina do próprio usuário. Mesmo sem saber, utilizamos a tecnologia em nosso dia a dia quando acessamos redes sociais, como o Facebook, ou serviços de e-mail, como Hotmail e Gmail.
Confira, a seguir, alguns dos principais motivos pelos quais sua empresa deve usar cloud computing:

1. Acesso seguro a qualquer hora, de qualquer lugar

Hospedar informações na rede pode trazer uma série de benefícios, mas talvez o principal deles seja o fato de que o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar, de forma segura e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, seja ele smartphone, tablet ou computador.

2. Otimização de equipamento

Algumas empresas têm grande variação de demanda ao longo do tempo, e isso pode fazer com que o investimento em uma máquina poderosa não seja justificável, já que ela ficará ociosa durante boa parte do tempo. Por outro lado, a empresa também não pode trabalhar com máquinas com capacidade menor do que a necessária durante os picos.
Para essa questão, o cloud computing oferece a solução ideal, já que o processo de upgrade e downgrade é feito automaticamente.

3. Segurança

Informações mantidas em servidores locais ou em discos rígidos podem ser perdidas na eventualidade de alguma pane ou erro físico, mesmo com a realização de constantes back-ups.
Já a possibilidade de perda de informações armazenadas em nuvem é muito menor, pois os dados são administrados por especialistas em servidores cuja manutenção e gerenciamento é impecável.

4. Economia

Para muitas empresas, a computação na nuvem já poderia ser recomendada apenas levando em consideração o ponto de vista da redução de despesas, sem nem mencionar as outras vantagens, tamanha a economia que pode ser feita.
Com a computação na nuvem, não é necessária a contratação de serviços de suporte técnico (os chamados helpdesks) e nem a aquisição e manutenção de servidores.

5. Mobilidade

A flexibilidade trazida pelos serviços que utilizam cloud computing permite que o gestor se liberte do tradicional desktop.
Sabemos que a rotina nos dias de hoje é movimentada e a tecnologia deve, evidentemente, acompanhar o gestor. Imagine, por exemplo, que durante uma negociação em um almoço o diretor de uma empresa precise consultar informações antes de fechar o negócio. É importante que a empresa esteja online e as informações possam ser acessadas a partir de qualquer computador ou mesmo de um smartphone, não é?

6. Sustentabilidade

Em conclusão, resta apenas sinalizar que a computação nas nuvens também é uma ferramenta importante no que tange a sustentabilidade, outro valor que tem adquirido especial relevância no mundo corporativo.
A virtualização dos arquivos naturalmente leva a empresa a poupar energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. A facilidade de acesso à informação, por sua vez, reduz significativamente a necessidade de utilização de papel.
Convencido das vantagens que o cloud computing pode trazer para o seu negócio? Fale com a gente nos comentários e conheça as nossas soluções em cloud!