O cloud computing é a solução que muitas empresas encontraram para o armazenamento de dados. Com essa tecnologia, os setores podem compartilhar informações de forma segura, sem a necessidade de ter um software próprio, o que seria muito mais custoso. E, quando o assunto é nuvem, o Google Cloud Platform traz inúmeras vantagens.
Aliás, o GCP é um serviço estratégico para as empresas que desejam implementar a computação em nuvem a fim de gerenciar melhor seus negócios. Em 2022, a plataforma encabeçou, pela quinta vez consecutiva, a lista de infraestrutura de nuvem do Magic Quadrant da Gartner, consultoria que avalia o mercado tecnológico.
Mas quais são as vantagens do Google Cloud Platform? Como essa plataforma, que é referência no mercado, pode ajudar sua empresa a crescer e inovar? Continue a leitura e vamos nos aprofundar no tema.
O que é Google Cloud Platform?
Google Cloud Platform é um serviço de nuvem da bigtech, que possibilita a operar e armazenar dados das empresas. O GCP tem diversas ferramentas que otimizam a gestão, a produtividade e a segurança. Por conta disso, muitas companhias optam por desativar os data centers físicos e migrar para a nuvem.
Essas características não atraem apenas as grandes corporações, visto que as micro, pequenas e médias empresas (PMEs) também estão aderindo ao cloud computing.
Para que serve o Google Cloud?
O Google Cloud serve para tornar várias tarefas mais simples e eficientes, levando em conta o acesso a uma infraestrutura global com tecnologias de ponta para otimizar a análise de dados e integração de projetos. A propósito, a empresa contratante economiza os recursos que seriam investidos em infraestrutura própria.
A solução traz mais agilidade nas demandas, permitindo que os funcionários possam focar em outros trabalhos, além de possibilitar o dimensionamento dos recursos. Em casos de flutuação de visitas, por exemplo, o que é comum acontecer diante de promoções sazonais como a Black Friday, o GCP consegue se adaptar para absorver essa necessidade.
Como um dos pontos fortes, o Google Cloud garante a segurança de dados, uma vez que possui medidas rigorosas em vários níveis, incluindo a criptografia. Com isso, os resultados da plataforma evidenciam a praticidade, agilidade e segurança do serviço.
Um case de sucesso é a Lush, marca de cosméticos global, que fez a migração dos servidores para a nuvem em apenas 22 dias. O processo aconteceu sem a necessidade de tirar o e-commerce do ar, ainda, melhorou a confiabilidade e estabilidade do site.
Outro benefício que a Lush alcançou foi a redução de 40% dos custos com a infraestrutura de hospedagem.
Recursos do Google Cloud
A seguir, conheça os principais recursos do GCP.
Utilização de máquinas virtuais
Um dos recursos do Google Cloud é a criação de máquinas virtuais. Elas substituem o servidor próprio, executando vários sistemas operacionais. Isso propicia o acesso mais rápido e eficiente dos dados compartilhados, simplificando a preparação dos computadores.
No Google, esse serviço é oferecido por meio do Compute Engine, que atua como um servidor para facilitar a migração das máquinas virtuais de outros negócios. Ele é capaz de criar aplicativos e sites que contribuem para o desempenho, a segurança e a facilidade de acesso.
Armazenamento de dados em nuvem
Com a computação em nuvem, pode-se armazenar uma grande quantidade de dados remotamente. Dentro da estrutura do Google Cloud, isso é feito com o Storage, que possibilita fazer backups corporativos e salvar arquivos dentro da estrutura confiável e robusta do Cloud, de qualquer lugar do mundo, bastando ter a permissão de acesso.
Big data
No dia a dia da empresa, é fundamental tomar decisões com base em dados bem estruturados. E o Analytics é um recurso do do Google Cloud que agiliza esse processo de análise.
BigQuery
O BigQuery é escalável e se ajusta automaticamente às demandas que aparecem. Ou seja, ele é um ótimo otimizador de desempenho, além de reconfigurar os clusters e a provisão de dados em tempo real.
Aplicativos de gestão e produtividade
Há outros recursos do Google Cloud relacionados à gestão e produtividade, como: Google Agenda, Docs, Sheets e outros. Com eles, pode-se organizar tarefas de forma clara e simples, compartilhar informações e otimizar as metas diárias.
Containers virtuais
Os containers virtuais armazenam e enviam dados, incluindo sistemas operacionais, agilizando e otimizando os processos, por meio do Kubernetes, possibilitando criar aplicativos em ambientes virtuais e geri-los.
Quais são os benefícios do Google Cloud Platform?
O Google Cloud Platform é uma plataforma de computação em nuvem que é utilizada como servidor por outros negócios que precisam fazer a migração de VM (máquinas virtuais), além de facilitar a criação de aplicativos e sites com melhor desempenho, segurança e facilidade de acesso.
Essa estrutura oferece diversas vantagens para a utilização e criação de soluções tecnológicas que agilizam a rotina dos negócios. Conheça alguns desses benefícios.
1. Executar aplicativos de várias nuvens do Google
O primeiro benefício do Google Cloud Platform é não precisar depender de um único fornecedor para executar aplicativos e outras soluções.
Ao criar um aplicativo usando a estrutura do Google Cloud, ele pode ser executado em qualquer nuvem (privada ou híbrida), podendo acessá-lo de qualquer lugar.
Isso facilita o desenvolvimento de soluções de código aberto, permitindo que as empresas modernizem seus produtos, além de agilizar o trabalho de criação.
2. Fazer análise de dados avançadas
Atualmente, geram-se uma infinidade de dados e, sem as ferramentas certas, é quase impossível filtrar e utilizar essas informações em análises de estratégias.
Outra das vantagens do Google Cloud Platform é facilitar a criação de soluções baseadas em machine learning (aprendizado de máquina) que facilitam a análise de dados.
Os softwares podem ser estruturados para automatizar processos e fazer previsões mais assertivas, além de agilizar o gerenciamento e as tarefas do dia a dia.
3. Usar um serviço sustentável
Trabalhar com uma empresa socialmente responsável também é uma das vantagens do Google Cloud Platform.
O serviço de nuvem do Google Cloud é neutro em emissão de carbono e toda a energia que mantém os serviços e produtos funcionando é 100% renovável.
Além de ter acesso a um serviço moderno, acessível e fácil de gerenciar, o Google contribui para os objetivos das empresas que priorizam a sustentabilidade.
4. Ter acesso a ferramentas avançadas de segurança
Outra vantagem do Google Cloud Platform é que o serviço protege todos os dados de aplicativos, softwares e máquinas virtuais contra fraudes e spams.
O diferencial é que as barreiras e ferramentas de segurança utilizadas são as mesmas que o Google utiliza para os próprios serviços, garantindo a confidencialidade e conformidade de dados.
Todas as informações são criptografadas, independentemente de estarem em repouso, em trânsito ou em uso.
Leia também > Segurança em cloud computing: 7 erros para evitar.
5. Otimizar os custos com tecnologia
Muitas empresas ainda não investem amplamente em tecnologia, pois consideram os custos muito altos.
Para driblar a concorrência e oferecer o melhor custo-benefício, uma das vantagens do Google Cloud Platform é otimizar os gastos com tecnologia da informação (TI).
O sistema de pagamento faz a cobrança apenas do serviço que é utilizado, logo, as empresas podem planejar os orçamentos para não exceder sua capacidade de investimento.
A empresa ESG, por exemplo, conseguiu uma economia de 32% fazendo a migração para o Google Cloud.
6. Fazer a migração para máquinas virtuais em tempo real
As empresas que precisam migrar para a nuvem, mas não podem parar suas operações para isso acontecer, obtêm essa vantagem usando o Google Cloud Platform.
Isso possibilita manter o desempenho dos serviços, sem enfrentar lentidão, de modo que os desenvolvedores corrijam erros, façam reparos e atualizem softwares e hardwares.
Tudo isso sem a necessidade de reiniciar sistemas que sempre atrasam o trabalho.
Leia também: Como migrar VMs com o Google Cloud Platform?
7. Backup seguros de dados
Usar servidores locais traz sempre o risco de perda de informações, pois um disco pode queimar ou um vírus pode causar danos no sistema.
Mais uma vantagem do Google Cloud Platform é ter um sistema de backup seguro. Algumas soluções de armazenamento online disponíveis com protocolos de segurança avançados são:
- Filestore: armazenamento de arquivos altamente escalável e seguro;
- Cloud Storage: armazenamento de objetos seguro, durável e escalonável;
- BigQuery: armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais;
- Google Workspace Essentials: videochamadas seguras e colaboração moderna para equipes.
Na hora de escolher uma solução segura, basta alinhar o produto do Google Cloud à necessidade do seu negócio.
Qual é o valor do Google Cloud?
Após tudo o que pontuamos sobre o GCP, você deve estar se perguntando: qual é o valor do Google Cloud?
Ao contratar os serviços desta plataforma de nuvem, você pagará conforme o uso. Isso significa que não há a necessidade de fazer o pagamento antecipado. Como a plataforma é personalizada, o contratante pagará apenas pelos recursos que optar por consumir.
Sendo assim, os termos e taxas variam de acordo com o serviço.
O valor do Google Cloud é um dos seus diferenciais porque contempla pequenas e grandes empresas. Há uma calculadora de preços disponível na ferramenta para quem quiser pedir um orçamento.
Como migrar para o Google Cloud?
O primeiro passo para migrar para o Google Cloud é planejar. Considere qual será o ponto de partida e tudo o que precisará estar alinhado para que a migração aconteça. Ao contrário do que se pode pensar, para fazer a migração para a nuvem, é importante realizá-la de forma gradual para evitar falhas e garantir que tudo será transferido em segurança.
Em seguida, defina os ambientes (inicial e de destino), assim como os processos operacionais que serão realizados. Lembre-se de treinar os colaboradores para que eles estejam alinhados com as mudanças.
Feito isso, está na hora de começar a fase de implantação. Esse é o momento de colocar a mão na massa, mas também é preciso refinar a infraestrutura em nuvem para que ela possa absorver as novas necessidades da melhor forma.
A etapa seguinte da migração para o Google Cloud é a otimização, momento de aproveitar ao máximo todos os recursos da nuvem e aprimorar o potencial com recuperação de desastres, inteligência artificial, escalabilidade etc.
O Google Cloud vale a pena?
Diante de tudo o que foi dito, é seguro afirmar que, sim, o Google Cloud vale a pena, não só pelos diversos benefícios, mas por oferecer um serviço em nuvem confiável. Aqui, vale lembrar que, com o avanço da tecnologia, a migração para a nuvem se tornou algo essencial dentro do crescimento da empresa.
E, caso você ainda esteja receoso quanto ao uso do GCP, que tal fazer um teste na plataforma e se familiarizar com os recursos do Google Cloud? Ele oferece uma opção gratuita na qual você recebe créditos para serem usados em seus serviços.
Implemente o Google Cloud no seu negócio
Agora que você já conhece os benefícios do Google Cloud Platform, pode planejar a melhor forma de implementar a solução na sua empresa.
O cloud computing é uma estratégia atual e que pode ajudar a alcançar suas metas empresariais, permitindo que a equipe trabalhe melhor e de modo mais ágil.
Quer apoio para começar? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo, que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar.
Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.