O Google Cloud Platform (GCP) é a plataforma de computação nuvem do Google que serve como servidor para outros negócios realizarem migração de VM (máquinas virtuais), além de criar aplicativos e sites com o melhor desempenho, segurança e facilidade de acesso.
Quando uma empresa cria um site, um software ou um aplicativo precisa de um servidor para hospedar essa solução, ou seja, um espaço onde o programador configura o produto para funcionar.
Hoje, as empresas estão de olho no futuro, buscando alternativas mais seguras e com chances mínimas de falhas que interrompam o funcionamento dos programas.
Os avanços da computação em nuvem foram essenciais nesse desenvolvimento, pois permitiram que negócios dos mais variados portes fizessem da transformação digital uma vantagem estratégica.
Então, se o seu objetivo é modernizar a estrutura da sua empresa e conseguir inovar com em projetos e na organização interna da sua empresa, continue a leitura e conheça tudo sobre Google Cloud Platform.
O que é Google Cloud Platform (GCP)?
O Google Cloud Platform é um ambiente de computação em nuvem do Google que pode ser contratado para fazer o armazenamento de diversas soluções digitais.
As empresas contratam esse espaço tanto para organizar seus servidores internos, dando mais agilidade e segurança aos processos de negócios quanto para criar soluções otimizadas para seus clientes no mercado.
Tem dúvidas sobre o conceito de nuvem e para que serve esse tipo de tecnologia? Dê o play no vídeo abaixo e entenda como funciona um serviço cloud:
A pandemia do novo coronavírus causou mudanças profundas na sociedade e a necessidade de isolamento social favoreceu as soluções em nuvem.
Segundo o gerente Luciano Ramos, responsável pelo setor de pesquisa e consultoria do IDC Brasil, “é difícil pensar em alguma iniciativa de tecnologia que não considere cloud como um de seus componentes”.
Já é possível visualizar os resultados dessa mudança no crescimento acima de 28% da nuvem pública e acima de 30% se considerando Iaas (Infraestrutura como serviço) e Paas (Plataforma como serviço) somadas.
Para que serve o Google Cloud?
O Google Cloud Platform serve de base para o desenvolvimento de inúmeras soluções digitais. As possibilidades envolvem armazenamento na nuvem, big data, machine learning, entre outras.
Abaixo citamos as principais categorias de programas possíveis de serem criados com o GPD:
- Compute Engine: máquinas virtuais que ficam em execução nos data centers do Google;
- Cloud Storage: armazenamento de objetos na nuvem de forma segura, durável e escalonável;
- SDK do Cloud: ferramentas de linha de comando e bibliotecas para o Google Cloud;
- Cloud SQL: serviços de banco de dados relacional para MySQL, PostgreSQL e SQL Server;
- Google Kubernetes Engine: ambiente gerenciado para executar apps em contêineres;
- BigQuery: armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais;
- Cloud CDN: rede de fornecimento de conteúdo para oferecer web e vídeo;
- Dataflow: análise para processamento de dados em lote e de stream;
- Operações: pacote de monitoramento, geração de registros e desempenho de aplicativos;
- Cloud Run: ambiente totalmente gerenciado para executar apps em contêineres (método de virtualização para sistema operacional usado na criação de apps);
- Anthos: plataforma para modernizar os aplicativos existentes e criar novos.
Além dos citados acima, existem mais de 100 tipos de produtos que podem ser desenvolvidos e criados para atender as diferentes necessidades de uma empresa.
Cada solução pode ser personalizada para sua finalidade, permitindo o uso constante por meio de um ambiente otimizado e com os principais protocolos de segurança.
Como funciona Google Cloud Platform
Antigamente, na era pré-computação em nuvem as empresas criavam e estruturavam seus próprios data centers.
Os computadores precisavam de espaço próprio com organização, ventilação e segurança especiais para garantir o seu funcionamento.
O investimento em equipamentos e em toda infraestrutura necessária para manter os servidores funcionando custava muito dinheiro. Um custo acessível apenas para grandes empresas.
Além de ser uma solução inovadora e atual, o Google Cloud Platform funciona cobrando as empresas apenas pelos serviços que utilizam.
Na própria plataforma, os desenvolvedores controlam os gastos, criam alertas, definem limites para a conta, entre outros controles possíveis.
Além disso, o próprio sistema do GCP faz recomendações personalizadas de acordo com o perfil de cada conta por meio de Inteligência Artificial (IA).
Todo o restante da estrutura, data centers, climatização e equipamentos é gerenciado pelo Google que, inclusive, usa a mesma estrutura para hospedar seus serviços como o buscador e Youtube.
Como usar o Google Cloud?
Muita gente tem dúvidas sobre como implementar o Google Cloud. E para usá-lo é necessário configurar a sua conta e seguir algumas etapas básicas. Confira a seguir o passo a passo que separamos.
Configuração da conta
Se você ainda não tem uma conta Google, o primeiro passo é criar uma, se você já possui uma conta, está pronto para começar. É só acessar cloud.google.com e ir direto para o console do GPC.
Serão solicitadas algumas informações que você deverá preencher para então começar a usar.
Identifique as necessidades da sua estrutura
Existem muitos recursos no GPC para você escolher aqueles que serão adotados pela sua empresa. Por exemplo, existem uma ferramenta chamada Google App Engine que ajuda a criar um aplicativo web mais sofisticado.
Enfim, a sua equipe de desenvolvedores não tem que se preocupar com a plataforma hardware e nem configurar todo o ambiente.
Escolha os recursos computacionais
Existem muitos recursos que são oferecidos pelo Google Cloud Platform e você pode fazer combinações personalizadas para escolher aquelas que melhor se encaixem no seu negócio.
Caso você precise de mais de uma configuração para lidar com uma carga mais pesada, dá para criar um cluster Kubernetes. O Google desenvolveu essa ferramenta para simplificar a execução de contêineres em várias máquinas.
Ao invés de personalizar as configurações você também pode optar pelos recursos automatizados, e nesse caso o Google vai cobrar pela unidade de trabalho. O interessante é que você não paga pelo conjunto como um todo, mas apenas pelos recursos que escolher.
Encontre uma alternativa de armazenamento de dados
Existem pelo menos cinco opções diferentes para manter os seus dados seguros no Google Cloud Platform. Basicamente você precisa optar entre uma estrutura de um banco de dados relacional desenvolvida para responder ao SQL u se quer ter mais liberdade no NoSQL.
Se optar pelo SQL é importante saber que o Google desenvolveu sua própria API em torno do MySQL e Postgres. Vale dizer que o Google SQL automatiza os backups, replicação, patches e atualizações.
Já se a ideia é ter documentos menos estruturados do NoSQL também tem várias alternativas como o Cloud Storage, Bigtable e Datastore. Essa é uma opção melhor para quem tem seu próprio time de desenvolvedores e quer ter mais liberdade para estruturar o SQL.
Escolha uma API no GPC
Há muitas APIs disponíveis no Google Cloud. Elas podem fazer você economizar muito tempo na programação. Só para ter uma ideia, o Google Mas tem mapas detalhados do mundo todo para o seu app da web. Interessante, não é verdade?
O Cloud Data Loss Prevention ajuda a encontrar seus documentos e sinalizar informações confidenciais. Enfim, há muitos recursos para se escolher.
Confira as ferramentas de análise de dados
Houve uma grande expansão no Google das ferramentas de análise de dados, bem como de machine learning.
Você pode encontrar, qualquer um dos dados armazenados e aplicar as ferramentas Big Data ou AI do Google para descobrir padrões e insights.
Diversas dessas ferramentas ajudam a analisar os dados coletados através do seu aplicativo.
É possível também melhorar ações de marketing e aumentar as vendas antecipando as necessidades do seu cliente com essa ferramenta.
Quanto custa o Google Cloud?
Há diversos planos do Google Cloud sendo que você pode começar usar os serviços gratuitamente dependendo do porte do seu negócio.
Ao criar uma conta e executar as cargas de trabalho gratuitamente, você pode receber até US$ 300 em crédito para fazer algumas implantações.
Como existem muitos recursos que você pode escolher, você paga apenas pelos quais utilizar. Essa é uma das grandes vantagens.
Por isso, é possível começar gratuitamente, usar o crédito e depois pagar somente pelos recursos que fazem sentido para o seu negócio. Por isso essa é uma alternativa que está chamando a atenção das empresas.
Quais são os serviços do Google Cloud?
O Google Cloud Plataform oferece diversos serviços para as empresas, sendo que dentre os principais, podemos citar:
- Compute Engine – Serviço de Infraestrutura do Cloud Platform;
- App Engine – Oferece a possibilidade de criar aplicações para web e aplicativos móveis com dimensionamento automático;
- Cloud Storage – Solução de armazenamento de dados estrutrados de forma confiável e com alto nível de desempenho;
- BigQuery – Permite a análise de dados em larga escala.
Vale destacar que existem inúmeros outros serviços oferecidos pela plataforma, sendo esses apenas os principais deles.
Como migrar minha empresa para o Google Cloud?
Para migrar sua empresa para o Google Cloud é preciso levar em consideração diversos fatores como por exemplo:
- modalidade de nuvem ideal;
- arquitetura necessária;
- segurança de dados;
- escolha do servidor.
Vale dizer que há três modalidades de nuvens: privada, pública e híbrida. Portanto, se sua empresa trabalha com dados sensíveis e precisa de mais segurança, a privada é ideal.
Entretanto, se você trabalha com tarefas simples, a escolha de uma nuvem pública pode ser a mais indicada, enquanto que a nuvem híbrida é melhora para aplicações mais diversificadas. Em todos os casos o Google Cloud Plataform pode te atender.
Além disso, é preciso considerar a arquitetura necessária, pois você precisará de backup, virtualização, armazenamento e outros recursos importantes que não podem ficar para segundo plano.
Vale dizer, todavia que quando o assunto é segurança, o Google possui mais de 15 anos de experiência internacional.
Entretanto é preciso esclarecer que para fazer a migração com eficiência, você precisa contar com profissionais qualificados na sua empresa para não correr o risco de perder os seus dados.
Depois da escolha correta do servidor, você pode começar usar o Google Cloud com toda a segurança necessária.
7 vantagens do Google Cloud Platform
Agora que você sabe o que é, para que serve e como funciona o Google Cloud Platform, vamos falar das vantagens de utilizar essa estrutura na nuvem pronta para operar.
1. Utilizar várias nuvens ao mesmo tempo
Uma empresa pode migrar, criar e otimizar aplicativos em diferentes tipos de cloud computing como nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida. Dessa forma, consegue minimizar a dependência de apenas um fornecedor.
2. Mais confiança e segurança nas soluções
Outra vantagem do Google Cloud Platform é manter os dados seguros dentro da nuvem e em conformidade com os requisitos para acesso e segurança.
3. Acesso a infraestrutura global do Google
Já imaginou criar um servidor ou executar seu software com a mesma eficiência dos serviços Google? Com o Google Cloud Platform é possível ter acesso a melhor infraestrutura na nuvem do mundo.
4. Unificar a forma de acesso
Todos os dados de uma empresa podem ficar total ou parcialmente na nuvem com o Google Cloud Platform. Caso, não seja ideal, é possível dividir e migrar apenas as soluções necessárias.
5. Utilizar a nuvem aberta
O acesso à nuvem permite escalonar as soluções desenvolvidas com a ajuda da tecnologia aberta e flexível.
6. Fazer o negócio mais sustentável
Utilizando o Google Cloud Platform, as empresas podem fazer suas operações serem mais sustentáveis, diminuindo o uso de equipamentos, energia, etc.
7. Produtividade e colaboração
Os aplicativos e programas de inteligência artificial facilitam o trabalho em equipe e conectam os times mesmo durante períodos de trabalho remoto.
Quer levar o Google Cloud para sua empresa?
Gostou de conhecer o Google Cloud Platform e quer levar essa solução para o seu negócio e criar novos produtos para seus clientes?
A infraestrutura em nuvem possibilita a alocação rápida e simplificada de recursos computacionais (processamento, armazenamento, comunicação em rede, segurança de dados) para atender os mais diversos requisitos de negócios, independentemente do tamanho da sua empresa.
A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar.
Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.