Dica: Automatize a classificação de mensagens com marcadores usando Filtros do Gmail

Muitos usuários utilizam os Marcadores do Gmail para classificar as mensagens.

O que algumas pessoas não sabem é que existe a possibilidade de fazer com que uma mensagem ao chegar no seu Gmail, seja automaticamente classificada com um marcador específico. Como fazer isso? Utilizando filtros.

Os filtros do Gmail são fáceis de usar e configurar, o que faz com que diversos usuários já utilizem. Quem ainda não utiliza segue instruções:

1º – Você vai criar o filtro clicando sobre a opção “criar filtro” ao lado da caixa de pesquisa. Ou indo nas configurações do Gmail e selecionar a aba “filtros” e depois criar novo filtro.

Feito isso teremos a tela de configuração do Filtro em questão. Na primeira tela definiremos os critérios do filtro, ou seja, determinamos o que a mensagem tem que ter para que na próxima tela definiremos as ações, ou seja, o que vai ser feito com a mensagem.

2º – Vamos definir que queremos classificar as mensagens que venham de fulaninhodetal@nomedodominio.com.br Então colocaremos o email de fulaninho de tal no campo “De:” e escolhemos a opção “próxima etapa”.

Dica: Se você quiser classificar as mensagens de todo mundo da Empresa ao qual o Fulaninho de Tal pertence. Basta colocar no campo “De:” apenas o @nomedodominio.com.br

3º – Na próxima tela definiremos qual o marcador será aplicado a esta mensagem. Então vamos supor que para as mensagens que vinheram de fulaninhodetal@nomedodominio.com.br você queira que seja aplicado o marcador “Apresentações”. Basta marcar a opção “aplicar marcador” e selecionar o marcador em questão.

Dica: Os filtros servem para você classificar as novas mensagens. Caso você queira aplicar as ações as mensagens que já existem em seu Gmail,  existe uma opção lá em baixo do menu de filtros que é “aplicar esta mensagem às … conversas abaixo”.  Basta marca-la e criar o filtro. Com isso tanto as mensagens novas quantos as antigas já terão suas classificações feitas automaticamente.

Como foi visto várias outras necessidades podem ser preenchidas com os filtros. Esperamos que realmente tenha sido útil esta dica e que vocês automatizem cada vez mais atividades como esta.

Safetec Informática
http://www.queremosgoogle.com.br