O que é Payg: como funciona o pay as you go em nuvem e principais vantagens

modelo pay as you go

Uma das maiores vantagens das plataformas de cloud é o modelo pay as you go em nuvem.

Nos últimos anos, a computação em nuvem deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma ferramenta indispensável na rotina das empresas. E não estamos falando apenas de multinacionais, que precisam trabalhar com diferentes data centers, servidores etc.

Mesmo pequenos negócios, durante a pandemia e o trabalho remoto, notaram o quão fundamental é contar com ferramentas colaborativas que operem remotamente. A grande questão é: como ter acesso a soluções robustas em nuvem, sem comprometer o orçamento em demasia, com custos gerenciáveis, segurança e transparência?

Bom, há pouco tempo, antes das plataformas como serviços, isso seria inviável. Afinal, a estrutura tecnológica demandada era muito onerosa e, dependendo do modelo de negócio e do porte da empresa, não apresentaria os retornos desejados.

Com a evolução tecnológica e, principalmente, com PaaS e cloud computing, hoje, inúmeras empresas podem acessar ferramentas robustas. Otimizando seus recursos próprios, sem abrir mão da inovação e das inúmeras soluções colaborativas.

Um dos meios para que isso seja possível é o método pay as you go. Vamos entender melhor sua definição e as vantagens de utilizá-lo?

O que é Payg ou pay as you go?

Pay as you go em nuvem (PAYG) ou Pay Per Use são termos que definem um método de pagamento por serviços de cloud computing pelo uso. Diferente, portanto, das tradicionais mensalidades e pacotes associados a um conjunto de ferramentas fixo, contratado por usuários de tecnologia.

O pay as you go funciona, metaforicamente, como o fornecimento de energia, água e esgoto, por exemplo. Pode existir uma taxa mínima, mas o usuário paga o quanto consome. Imagine se precisássemos estipular um valor fixo para a conta de energia e ter um máximo de kWh disponível para todo o mês.

Como ficaria a sazonalidade do consumo?

Em momentos de picos, como a necessidade de aquecimento do chuveiro em pleno inverno. Ou na refrigeração necessária para as noites de verão, o usuário poderia consumir antecipadamente o total a ser utilizado no mês.

Não faria sentido, não é mesmo?

O mesmo vale para a computação em nuvem. As empresas também enfrentam sazonalidades que impactam sua demanda. Com períodos, portanto, de ociosidade dos recursos tecnológicos e aumentos inesperados que pode gerar sobrecarga.

Com o método pay as you go, é possível alinhar o consumo de serviços e aplicações conforme a demanda.

Por que usar o modelo pay as you go em computação em nuvem

Com o ritmo acelerado das inovações, muitas empresas enfrentam dificuldades em se manterem atualizadas. Afinal, para absorver as tendências e garantir a competitividade no mercado é preciso tempo, planejamento e, principalmente, investimento.

Com a rigidez na contratação de serviços e estruturas tecnológicas, é impossível acompanhar as mudanças e garantir a vantagem competitiva.

Com o pay as you go, no entanto, as empresas conseguem ter acesso a uma estrutura robusta e disponível. Absorvendo, assim, as inovações, mas sem os gargalos típicos dos recursos eletrônicos.

5 vantagens de pay as you go para nuvem

O método pay as you go em nuvem pode trazer uma série de benefícios para empresas de todos os nichos e portes. Afinal, ele traz muito mais personalização na estrutura tecnológica, sem a necessidade de altos investimentos.

Mas e na prática? Por que usar o modelo pay as you go em computação em nuvem e quais ganhos reais a sua empresa pode conquistar com este método?

1. Escalabilidade

A primeira e uma das mais óbvias vantagens de pay as you go para nuvem é o aumento do potencial tecnológico. Como o usuário paga conforme o uso, ele pode adequar a sua estrutura ao crescimento e surgimento de novas ferramentas com mais agilidade.

Sem contar a possibilidade de desempenhar operações em escala, possibilitada pela computação em nuvem, com mais eficiência, mobilidade e colaboratividade.

2. Democratização do acesso à cloud computing

Há alguns anos, poucas empresas pensariam em contar com máquinas virtuais, armazenamento de arquivos gerenciado, modernização de aplicativos legados e tantas outras soluções robustas.

Com a cloud computing e, essencialmente, com o método pay as you go, é possível acessar essas ferramentas a um custo gerenciável. Ou seja, que acompanhe as possibilidades e necessidades do negócio.

Tornando, assim, o acesso à cloud computing muito mais democrático!

3. Flexibilidade

Outra vantagem do pay as you go para nuvem é a flexibilidade e adaptabilidade às variações na demanda. Falamos acima sobre a escalabilidade, mas esse benefício está atrelado ao crescimento da empresa.

Sabemos, no entanto, que todo negócio também enfrenta períodos de quedas na demanda. Sejam elas esperadas – e planejadas – ou relacionadas a um evento fora do comum. Como foi o caso da pandemia e da crise econômica dos últimos anos.

Um cinema, por exemplo, jamais imaginaria uma queda abrupta da sua receita em meio às férias de julho, não é mesmo?

Investir em ferramentas que possam acompanhar essas oscilações é uma das maiores vantagens do pay as you go. Assim, as empresas não precisam se preocupar com os custos da ociosidade e tampouco com as indisponibilidades e sobrecargas em picos de acessos.

4. Economia

aumentar vendas (em telecom)

A economia é um reflexo direto da otimização dos recursos tecnológicos, possibilitada pela computação em nuvem e, claro, pelo modelo pay as you go. Como as empresas pagam apenas aquilo que consomem, os investimentos em tecnologia são melhores aproveitados.

Sem a necessidade, portanto, de montar uma estrutura extremamente robusta, para atender altas demandas. E, assim, acabar deixando boa parte dos recursos paralisados quando ela decai. Vale ressaltar que essa ociosidade representa um custo bastante significativo para os investimentos.

Afinal, ela diminui o ROI, além de gerar outros gastos que não trarão retorno para a empresa, como relacionados à infraestrutura, ao espaço, a atualizações, ao suporte etc.

Confira: Quanto custa o Google Workspace?

5. Maior agilidade de resposta e absorção de novas tecnologias

Essa é, sem dúvidas, uma das vantagens do pay as you go mais urgentes no cenário atual. Afinal, como já falamos algumas vezes por aqui, a rapidez com que as empresas absorvem as novas tecnologias impacta profundamente no seu sucesso.

Contar com ferramentas, aplicações e serviços pay as you go é poder apostar em inovação, sem os riscos de contratações de alto custo. Possibilitando, assim, que as empresas testem e apliquem as tendências mais rapidamente.

Afinal, com a flexibilidade disponível, encurtar etapas de planejamento e de análise é muito mais praticável.

Quer modernizar a sua estrutura tecnológica e aproveitar todas as vantagens de pay as you go para nuvem com o Google Cloud?

Sim, mas ainda está inseguro sobre como fazer isso e quais ferramentas utilizar?

Conte com a Safetec para auxiliar na modernização e amadurecimento da estrutura tecnológica do seu negócio

Como você deve ter notado, as tendências e inovações tecnológicas podem trazer inúmeros benefícios para todas as empresas. Mas é preciso estar preparado!

Independentemente do modelo de empresa e do orçamento disponível, é possível criar uma estrutura própria de análise com recursos otimizados, total segurança das informações e com um custo gerenciável.

Afinal, com o método pay as you go, você ganha muito mais flexibilidade, transparência e controle sobre os investimentos destinados à tecnologia.

Sabe o melhor? Você pode contar com essas e outras vantagens de cloud computing mesmo sem conhecimento aprofundado sobre o tema.

Afinal, temos um time de especialistas para auxiliar na transformação digital da sua empresa e na implementação da computação em nuvem. Garantindo a eficiência e a segurança no processo de migração!

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua infraestrutura de trabalho.

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOS

BAIXE AGORA UM DE NOSSOS MATERIAIS GRATUITOS!

Últimos Posts

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS